27 de abr. de 2007

5º TUIAS MOTO – SOLEDADE

Estava decidido. Não iria ao 5º Encontro do Tuias Moto, em Soledade/RS, pois conversara com os habituais companheiros de viagens – João, Miro e o Manoel – que tinham compromissos ou problemas os quais impediam o passeio, e sozinho fiquei desmotivado.

Porém, na segunda-feira, anterior a realização do encontro organizado pelo Moto Grupo Bicho Véio, conversando com o amigo Gentil Araújo Júnior, motociclista e Conselheiro do Brazil Rider’s, me convenceu a empreender este passeio, tendo como companhia apenas minha mulher e companheira de todas as viagens, Rosani.

Começamos os preparativos para a viagem: revisão na moto, escolher roupas e planejar o trajeto a ser percorrido. Queríamos mudar o caminho que havíamos seguido para o encontro anterior que participamos no ano passado, e o Gentil me indicou o roteiro que havia sido sugerido a ele pelo Véio Piti, presidente do Moto Grupo organizador do evento.

Tudo pronto, apenas a expectativa de iniciar a viagem que seria na quinta-feira, um dia antes do início do encontro, pois queria alongar o tempo do passeio, e o retorno em aberto porque desejava realizar um turismo pelas cidades da Serra Gaúcha.

Saímos cedo, rumo a Soledade, passando por Camaquã, Guaíba, Charqueadas, São Jerônimo, General Câmara, Vale Verde, Passo do Sobrado, Venâncio Aires, Lajeado, entre outras cidades. Ao chegar, nos instalamos no hotel já reservado, e após um banho relaxante nos dirigimos ao centro da cidade de Soledade para conhecê-la e assim que passeamos um pouco fomos jantar.

Na sexta-feira nos encaminhamos ao Parque das Tuias, onde fomos recepcionados pelo Véio Piti, a esposa, o filho Felipe (meu xará) e diversos integrantes do moto grupo. O dia transcorreu rápido, entre um chimarrão e outro, passeamos muito pelo parque, que já conhecíamos, mas o local é muito bonito e acolhedor, com uma grande área verde.

À tarde o movimento de chegado dos motociclistas aumentou, vindos de diversos lugares: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Argentina, Uruguai. Encontramos vários amigos de outros encontros, entre eles o Arno e sua esposa Maria, o Gentil e a Cimara, o Nike e a Paula, e conhecemos dois casais que estavam chegando de Itapema/SC, o genro, a filha, e os pais (estes com idade de 74 anos). Chegaram de Honda Shadow 750 cc, demonstrando que a idade não é obstáculo e que o amor e o prazer de viajar sobre duas rodas superam os limites.

O evento é muito bem organizado, houve distribuição de pinhão e bolo frito, e a noite, após um gostoso churrasco 0800, assistimos ao Show musical e entrando no clima de alegria, arrastamos os pés numas vaneiras e chamamés.

Sábado, cedo, fomos para o Parque, queríamos aproveitar ao máximo o clima do encontro, conversar com os amigos, olhar as tendas de venda de objetos e acessórios, as motocicletas, enfim, curtir o evento.

À noite, a convite do Gentil, participamos do jantar de confraternização dos integrantes do grupo Brazil Rider’s, e nos despedimos dos novos amigos, pois dia seguinte alguns retornariam a viagem.

Domingo, dia de encerramento do encontro, empreendemos nossa viagem rumo a Feliz e Nova Petrópolis, porque de acordo com nossos planos iniciais, queríamos prolongar por mais algum tempo nosso passeio.

Chegando a Feliz, a surpresa: estava acontecendo o Festival Nacional do Chopp, e após conseguirmos hotel nos dirigimos ao local do Festival. Foi muito bom, muita música, alegria, e principalmente, claro, o chope.

Terça-feira, pela manhã, partimos retornando a Pelotas pela BR 116. Mais serra mais curvas, mais pedidos (ordens) de andar devagar e assim fomos chegando, voltando à família e aos amigos que não foram conosco nesta aventura.

São muitas as alegrias e as lembranças da viagem, lamentando apenas que os parceiros de sempre (João, Manja, Miro, Ieda, Manoel e Teresa) não estiveram juntos nestes lugares que passamos, pelas belas paisagens que vimos e os momentos de alegria e prazer que curtimos.

Com certeza outros encontros e passeios virão, onde estaremos todos juntos.